Superação
23/01/2018
Top on-line universities are the excellent option for the ones serious to acquire a rapid level, using a lot of advantages for their vocation.
09/04/2018

Habilidades do Futuro

Inteligência Emocional e Inteligência Artificial
A COMPLEXIDADE E SIMPLICIDADE DO CRESCIMENTO.

 

Hoje em dia é quase que impossível efetuar um simples saque bancário sem dominar uma máquina que tem por trás dela a inteligência artificial de um robô. E com certeza o grau de dificuldade irá aumentar consideravelmente cada vez mais. Então será a Inteligência artificial uma das principais habilidades necessárias no futuro muito próximo.

Mas do outro lado está outra habilidade que em nada se mistura ou se confunde com um robô, a Inteligência Emocional. Inteligência essa que, se não a mais solicitada com certeza será a mais necessária, pois a união das várias habilidades que se traduzem em I.E. será a base para qualquer atividade agora e muito mais no futuro. Imagine o mundo globalizado totalmente digital.

Até algum tempo atrás era inconcebível pensar na conexão entre pais e filhos via aparelhos de última geração ligados nas redes wi-fi. Com toda certeza a sociedade crucificaria os pais considerados relapsos. Porem hoje crianças de 7 anos desfilam seus celulares e tablets devidamente conectados à rede com total ou parcial supervisão dos pais, fazendo assim essa conexão artificial naturalmente sem o ataque ou julgamento do final dos tempos pela sociedade. Tudo isso seria considerado simples como verdadeiramente é, se todos entendêssemos que se trata tão somente da necessidade de crescimento e evolução da espécie humana, onde várias experiências lhe são colocadas desde o registro do homo-sapiens aqui no Planeta Terra. O detalhe é que esse crescimento deixa traços emocionais não resolvidos com alto índice de insatisfação porque esta geração que agora transita entre 10 e 30 anos vive a Síndrome da touch. A Síndrome onde todos pensam que podem, devem e merecem tudo ao toque dos dedos, seja na tela touch ou no estalar dos dedos. Meninas e meninos, homens e mulheres reclamam de solidão, tristeza ou abandono gerando stress ou ansiedade em baixo ou alto grau mas com certeza traduzindo de forma cruel os primeiros resultados da geração digital globalizada.

Somente a Inteligência Emocional será capaz de cuidar de todas as mazelas de forma eficiente sem deixar marcas profundas que impeçam o crescimento.

A I.E. tem a competência eficaz se entendida em suas 10 PHASES e assim o crescimento é garantido.

A palavra “CRESCIMENTO” vem do Latim “CRESCERE” e significa aparecer, surgir, crescer ou aumentar. No pensar da Inteligência Emocional a palavra em questão pode ter vários significados, pois depende do olhar ou do entendimento de quem analisa a questão.

O indivíduo se apresenta sempre em crescimento, o detalhe é que na maioria das vezes o crescimento está dividido em partes e distribuídos em caixas onde se encontram questões não entendidas, sentidas e/ou ainda não percebidas.

Parece complexo, mas assim como tudo na vida isso também é bem simples de entender, pois basta buscar dentro das suas dúvidas ou questões em qual PHASE da vida você se encontra.

O crescimento para alguns é a necessidade de evoluir no campo dos estudos, do domínio prático de conteúdo curriculare ensinado nos institutos de ensino. Para outros o crescimento trata da paz interior encontrada através da Espiritualidade, do encontro e conexão com uma força superior sentida. Há ainda quem entende crescimento como acumulo de poder através de cargos no mundo público ou privado, porém de grande geração de renda.

Seja qual for o campo que você busca o crescimento, é fácil entender que qualquer que seja a PHASE que você se encontra, lá está seu crescimento ou pelo menos a oportunidade dele.

O crescimento é exatamente sua habilidade em perceber a PHASE que se encontra e dentro dela viver todas as experiências que lhe permitam um olhar cada vez mais ampliado sobre sua verdadeira condição atual e quais as possibilidades de avançar nesse conhecimento e assim potencializar sua percepção e seu comportamento a favor de movimentos que resultem em crescimento.

Pode ocorrer em alguns casos que a experiência vivida traga crescimento, mesmo com a certeza por parte de alguns, que o resultado colhido foi negativo. Você pode por exemplo estar vivendo a PHASE do AUTOCONHECIMENTO e perceber vários comportamentos que não são interessantes para o convívio social. Caso você entenda que naquele momento está sendo uma pessoa egoísta, mesmo tendo a percepção de um comportamento negativo, o resultado disso será positivo porque ali já existe uma pró-atividade em quebrar a intensidade de como ele acontece.

5 Comentários

  1. José Carlos Muniz disse:

    Muito Forte!!

  2. dalvas_santos@hotmail.com disse:

    Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *